13/05/2016

O computador trava frequentemente, por que isso acontece?



Travar frequentemente é um dos defeitos mais comuns e, muitas vezes, ignorado pelo usuário, que se conforma e liga o computador novamente. Essa prática não é recomendada por diversos motivos e um deles é o superaquecimento do computador

Se o usuário insistir e continuar a trabalhar, o processador e outros componentes podem ficar comprometidos permanentemente.

Segundo Éder Moreira Lélis, professor do Curso Manutenção Corretiva de Computadores, elaborado em convênio entre a UNIVIÇOSA e o CPT, “trata-se também do defeito que apresenta maior dificuldade de identificação do problema, pois muitos desses travamentos ocorrem sem lógica alguma”.

Quando os travamentos do computador se manifestam a qualquer instante, a causa pode ser mau contato, problema na fonte de alimentação, na memória ou em outro componente. 


Se os travamentos acontecem apenas durante o uso de certos programas, estes podem ser os responsáveis.

As principais causas possíveis para ocorrência do travamento do computador são:

a) Mau contato
Quando o micro está com mau contato, provavelmente, não foi submetido à manutenção preventiva, encontrando-se muito empoeirado e apresentando oxidação em seus condutores.

b) Aquecimento
Trata-se de um problema relativamente comum. Deve-se melhorar a ventilação do gabinete para resolvê-lo, instalando-se um ventilador em sua parte frontal.

c) Fonte de alimentação
A fonte de alimentação fornece diversas voltagens para a placa-mãe e outros componentes, de maneira a garantir o perfeito funcionamento do micro. Por essa razão, deve operar em condições ideais.

d) Instabilidade na rede elétrica
Os programas utilizados para monitoração podem, mas nem sempre detectam se a rede elétrica é estável. Uma queda pronunciada na voltagem da rede elétrica pode ocasionar diminuição nas tensões fornecidas pela fonte, que seriam indicadas por esses programas.

e) Problemas na memória
Quando esse problema é ocasionado por mau contato, uma única falha basta para provocar o travamento. Realize uma minuciosa limpeza nos contatos das memórias, procedendo do mesmo modo com seus soquetes.

f) Arquivos corrompidos 
Outro problema muito comum que faz com que o computador trave frequentemente são arquivos corrompidos do sistema operacional.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os Cursos CPT da área Manutenção de Equipamentos de Informática
.



Por Silvana Teixeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Pesquisar este blog