Topologias de Redes - Vantagens e Desvantagens

É considerado layout da rede. existem 4 topologias que são utilizadas para a montagem de uma rede, esses tipos são: anel, barra, ponto a ponto, estrela ou arvore. 

Quando vamos montar uma rede, devemos escolher o tipo de topologia adequada de acordo com as aplicações que serão executadas na rede. 

Para aliviar isso devemos observar os seguintes fatores: estabilidade, velocidade, confiabilidade e custo. Desses fatores, os que mais são importantes são o custo, que determinar realmente qual tipo de rede se aplica, e a distancia entre os nós.

Existem duas categorias básicas de topologias de rede:
  • Topologia física
  • Topologia lógica
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Resumindo, a topologia é a forma como os computadores estão conectados na rede. Entre elas estão: 

Topologia Anel


Uma rede em anel consiste de estações através de um circuito fechado. esse tipo de rede trabalha com os computadores como se estivessem ligados em série. 

A rede em anel não é interligada diretamente as estações, mais são ligadas em repetidores por um meio físico. Cada pacote é enviado em torno do anel até que ele chegue ao seu destino final.

No passado, a topologia em anel foi mais comumente usado em escolas, escritórios e edifícios mais pequenos onde as redes eram menores.

No entanto, hoje, a topologia em anel é raramente usada, tendo sido transferido para um outro tipo de topologia de rede para melhorar o desempenho, estabilidade ou de apoio.

Vantagens da topologia de anel

A grande vantagem dessa rede e que ela utiliza um cabo só, e o custo com isso diminui bem na hora da montagem da rede.

Desvantagens da topologia de anel

Já a grande desvantagem desse tipo de rede é que quando trabalhado unidirecional, caso algumas das estações apresente falha ou esteja desconectada, a rede pára de funcionar por completa, por ela trabalhar com o sistema de transmissão unidirecional.

Topologia em Barra

Esse tipo de rede foi muito utilizadas durante alguns anos. Neste caso, os computadores são interligados por um único barramento físico de dados. A figura abaixo mostra como essas redes eram montadas. 
Imagem Reprodução: rfaelsilva.blogspot.com

Esse tipo de rede também tem a grande vantagem por ter um custo de instalação barato. Mas a grande desvantagem é que quanto mais computadores forem sendo conectados á rede, ela vai ficando lenta, quando um cabo desconecta ou falha, a rede pára em determinados pontos, além de existir uma dificuldade muito grande para detectar onde estão as falhas.

Essa rede é montada com o antigo cabo coxial com os conectores BNC comum, ao qual, quase não se usa atualmente.

Topologia Estrela

Esse tipo de rede é o mais utilizado hoje, todas as estações são conectadas por um concentrador (HUB ou Switch) principal. 

Através desse concentrador todas as estações podem se comunicar entre si e com estações remotas e terminais. 

A grande vantagem da utilização de uma rede em estrela e que cada estação se comunica diretamente com o nó central, assim quando ocorre algum problema de comunicação com a estação, apenas ela estará parada, enquanto todas as outras estações continuaram trabalhando normalmente trocando as informações na rede. 

Já a grande desvantagem é a questão do custo, esse tipo de rede acaba tendo um custo elevado e é um pouco mais demorada para sua inplatação devido a quantidade de cabos que devem ser passados.

Mas se analisarmos a questão de custo beneficio entre elas, o custo acaba sendo um fator que não afeta na hora da escolha desse tipo de rede devido a facilidade de manutenção, pois quando uma das estações pararem, todas as outras continuaram trabalhando, diferente de todas as topologias citadas ate aqui que paravam toda rede. 

Esse tipo de rede pode ser chamada também de arvora, pela sua facilidade de expansão. Um nó central pode ser ligado com outro nó central e assim ir aumentando e expandido a capacidade da rede. A figura abaixo mostra um exemplo de uma rede árvore. 


Topologia Ponto a Ponto

É o tipo de rede onde a configuração física de dois links de comunicação de dados é feita diretamente entre as estações. Normalmente esse tipo de rede é utilizado em residencias e pequenas empresas onde costuma-se ter apenas dois computadores. 

As redes ponto a ponto são uma grande solução para residencias onde os computadores desejam compartilhar informações entre eles e periféricos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trending