A Historia do Computador Completo - Parte 1/2

No começo, um computador era construído, em um prédio, com quilômetros de cabos e fios, queimando dezenas e dezenas de válvulas eletrônicas por hora.


Isso mesmo, o primeiro computador eletromecânico do mundo, conhecido como MARK I  utilizava milhares de reles, usava válvulas termoiônicas, e fazia as quatro operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação, e divisão).


O MARK I, O enorme computador, desenvolvido pela marinha americana em parceria com a Universidade de Harvard e a IBM (International Business Machines).

Para que você visualize o tamanho do MARK I pense que ele media dezoito metros de comprimento por dois metros e meio de altura.


Um dos problemas  apresentados pelo MARK I era o ruído alto e intenso que ele emitia quando estava em funcionamento.

                                                                          MARK I 


Com a chegada da 2 guerra mundial, com o crescente avanço da tecnologia utilizada na criação dessas máquinas chamou a atenção dos militares que empregaram altos investimentos em pesquisa e projetos sobre computadores. 


Em 1943, foram fabricados dez computadores que receberam o nome de Colossus.


Eram máquinas gigantescas, cerca de 1.500 válvulas, e eram capazes de processar cerca de 5.000 caracteres por segundo.

                                                                               Colossus

No decorrer da 2 Guerra Mundial, no mesmo ano da criação do Colossus, foi iniciado o ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator).


Esse computador  não chegou a ser muito utilizado, pois só ficou pronto somente após a guerra em 1946, também para uso basicamente militar- como cálculo de trajetória de mísseis.

Alan Turing, o mesmo criador do Colossus ajudou nesse projeto.

                                                      ENIAC

O ENIAC ocupava uma área de 170 metros quadrados e pesava 30 toneladas.


O ENIAC tinha cerca de 18.000 válvulas, sendo que, de dois em dois minutos, uma delas queimava. Sua ``incrível'' performance foi, há muito, superada por qualquer calculadora de bolso.


Após o ENIAC, um novo marco foi colocado na história dos computadores, o EDVAC, projetado com uma programação interna que utilizava conceitos de programas: o EDSAC (Eletronic Delay Storage Automatic Computer) e o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Automatic Computer), em 1949.

Ao longo do tempo a eletrônica avançou, desenvolveu-se e encolheu ao mesmo tempo.

O primeiro computador produzido em escala comercial foi o UNIVAC (Universal Automated Computer), gerado pelos mesmos criadores do ENIAC e que ficou pronto em 1951.

                                                    UNIVAC
Outro avanço tecnológico foi a criação da técnica de circuito impresso, em 1957, os computadores puderam diminuir um pouco mais o tamanho.

Com isso os computadores foram tornado-se cada vez menores e mais rápidos e funcionais.

Processadores cada vez mais rápidos são pesquisados e lançados a cada mês, fazendo com que a linha do tempo da evolução dos recursos de informática fique cada vez mais estreita.

O que é novidade hoje se torna obsoleto em questão de meses.

Sendo assim, torna-se fundamental para você que está começando a fazer parte desse universo, ter a consciência de manter-se sempre atualizado, seja por meio de cursos, palestras, livros, revistas, Internet, etc.

Gostou do artigo? deixe seu comentário, ou recomendações de novos artigos.
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trending