23/07/2018

Voip (Voice Over IP)


VoIP é uma tecnologia que permite estabelecer conversações telefônicas em uma rede IP, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pelo protocolo IP.

A Grande vantagem dessa tecnologia é que muitas vezes empresas hoje estão conseguindo economizar uma fortuna em ligações interurbanas graças a essa tecnologia, por isso neste artigo vamos falar um pouco sobre ela, e tenta mostrar como funciona.

Funcionamento

A tecnologia VoIP transforma sinais de voz que são analógicos em pacotes digitais para transmissão pelo protocolo de internet.


Estes pacotes são compactados para transmissão, mas ao chegar ao destino São descompactados e convertidos em sinais sonoros para o receptor.

Existem algumas maneiras pelas quais essa tecnologia é utilizada.

Podemos citar a utilização de um software instalado em um computador ligado diretamente à internet.

Também a utilização de um hardware conhecido como IP phone, onde o software já vem embutido para configuração, mas necessita de uma conexão RJ45 de padrão ethernet na qual ele vai assumir um IP, assim se comunicando com a rede.

Segundo o site wikipedia!!
Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.
Considera-se a telefonia IP a agregação do VoIP com outros serviços agregados para a telefonia. Fonte: pt.m.wikipedia.org/wiki/Voz_sobre_IP
Exemplos de softwares que podem ser utilizado para conversas pela internet são: 
Skype
Facebook 
Messenger
Viber 
WhatsApp
Outros exemplos que temos são os Phone IP que são ligados à internet, fazendo esse serviço diretamente.
Abaixo alguns exemplos de telefones IP.



Hoje a maioria das empresas que provêm serviços de internet estão oferecendo o serviço de VoIP, assim facilitando a comunicação e abrindo uma concorrência muito grande com as empresas de telefonia.

Essas empresas oferecem o serviço pronto de telecomunicação e podem ser instalados através de softwares no seu computador ou até mesmo um adaptador que pode ser ligado diretamente no seu telefone e até em pabx.

A única exigência que essas empresas fazem é um serviço de banda larga para internet.

Para maiores informações de alguns serviços, você pode consultar o seguinte endereço: http://www.teleco.com.br/opvoip.asp

Texto abaixo Por Silvana Teixeira.

As empresas, independente de seu porte, também são beneficiadas com o VoIP?
Sim. A tecnologia VoIP também tem sido aplicada em PABX (Private Automatic Branch Exchange), os conhecidos sistemas de ramais telefônicos. 
Dessa forma, muitas empresas estão deixando de ter gastos com centrais telefônicas por substituírem estas por sistemas VoIP. Entre as inúmeras vantagens da implantação do sistema VoIP nas empresas, destacam-se:

- A necessidade de uma única infraestrutura para prover serviços de link de dados e telefonia; 


- Centralização do fluxo telefônico gerando melhor controle; 


- Correio de Voz com integração de correio eletrônico; 


- Custo zero para ligações dentro da empresa (entre matriz e filiais ou entre filiais) e de Telefone IP para qualquer outro Telefone IP; 


- Eficiência em comunicação com custo acessível; 


- Fácil implantação dos equipamentos VoIP; 


- Integração com o PABX da empresa; 


- Mobilidade e flexibilidade dos ramais, já que os ramais dotados de infraestrutura VoIP (IPFone,  Softfone ou dispositivo ATA - Adaptador para Telefone Analógico) podem conectar-se com a estrutura VoIP da empresa de qualquer ponto do mundo, bastando para isso um link Web e um IPFone;


- Otimização; 


- Qualidade de voz equivalente à telefonia convencional; 


- Redução do número de troncos convencionais;


- Redução drástica de custos para ligações interurbanas e internacionais; 


- Suporte e assistência permanentes.

Conheça o Curso CPT Como Montar uma Central PABX Asterisk.



O mundo nunca esteve tão pensativo com Segurança da Informação. 

E tem toda razão: as ameaças estão cada vez mais desenvolvidas... Os ataques buscam $$$ e estão cada vez mais bem sucedidos... 

E as empresas aparentam cada vez mais despreparadas e consternadas por não acharem pessoal preparado para responder às ameaças, que resolva seus problemas. 

SegInfoBrasil aparece com a proposta de oferecer os melhores cursos de Segurança da Informação do Brasil.

Com uma metodologia inovadora, baseada em Whiteboard, e suportada pelos 3 pilares de Teoria, Prática e Experiência, vamos aprender os conceitos (teoria), aplicá-los (prática) e entender como se aplicam no mundo real (experiência). Venha conosco! Saiba mais em

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Pesquisar este blog