Como Testar Memória RAM - MEMTESTS



Quando diagnosticamos problemas de vídeo, não poderemos esquecer que geralmente o vídeo utiliza memória compartilhada, Isto é, roubar um pedaço da memória RAM do sistema para trabalhar o vídeo.

Sendo assim, antes de atribuirmos a culpa ao monitor LCD ou a controladora de vídeo, precisamos diagnosticar a memória.

Para isso, usamos um antigo, porém excelente sistema de teste de memória ( Não importa se é DDR2, DDR3, pode ser utilizado em notebooks antigos e recém fabricados) que é o famoso MEMTEST.

Para utilizarmos o MEMTEST, devemos criar um disco boot ( da mesma forma que criamos um disco de boot para Windows).

Após criarmos o CD de boot com a imagem do MEMTEST, devemos configurar os SETUP do notebook para tarefa atual primeiro boot pelo dispositivo em questão, (seja ele CD, DVD ou pen-drive).

Pode ser que os testes durem de minutos a horas, dependendo da quantidade de memória, placa-mãe e processador que tem o sistema.

Se porventura ele encontrar erro em algum endereço da memória, automaticamente exibirá em uma lista os endereços onde na memória está o erro ( nos 300 MB, nos 511 MB e assim por diante ), Como podemos verificar nas imagens a seguir.



https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Memtest%2B_fallure.jpg
https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Memtest86-plus-1.65.png

Se a pós ter feto aos testes pelo menos 4 vezes e tiver a frase que passou no teste sem erros, podemos ficar aliviados e partir para o próximo diagnóstico.

Se erros forem listados, devemos proceder com a troca do módulo de memória.

Veja o vídeo TOP 6 - Defeito em NoteBooks!!

Para sanar todas as dúvidas de como fazer estes testes assista os tutoriais abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trending