24/02/2019

O que é Banco de dados ?


Neste artigo vamos ver o que é banco de dados, e falar um pouco da Origem do Bancos de Dados.


E vamos começar voltando no tempo, para década de 50, aqui no blog tem diversos artigos na categoria história da informática falando sobre os primórdios da tecnologia.


Os primeiros computadores eram universitários e militares, surgiram na década de 40, entre 1945 a 1946 para uso militar e acadêmico.


E eu não sei se você ja se perguntou ou você deve estar se perguntando. Nessa época, como é que os dados eram guardados ?


Antes dos computadores, os dados eram guardados em papel, sim pois era a única maneira da época.


Sempre que falamos de organização, isso geralmente envolve criar um subconjunto de coisas. Observe a imagem abaixo!

No caso dos arquivos você pode perceber que cada arquivo desse tem suas gavetas e dentro das gavetas podemos ter pastas e dentro dessas pastas temos os documentos.

Essas divisões servem para organizar, e de certa forma facilitar a busca de documentos.


Por exemplo, vamos supor que a primeira gaveta tem os documentos das pessoas com os nomes começados com a letra "A", a segunda gaveta os nomes começados com a

letra "B", é assim por diante.

O fato é! Na década de 50 era a única maneira de se guardar dados.


Seguindo essa mesma linha de raciocínio

a gente pode começar a ver algumas teorias de banco de dados a partir do que vimos até aqui.

Esses três componentes, a ficha, a pasta e o arquivo tem nomes específicos na área da tecnologia da informação.


As fichas, são tratadas como registros.

As pastas, como tabelas. E os armários, como arquivos. Trazendo para área de TI, Arquivos guardam tabelas, tabelas armazenam registros.

Um dos grandes desafio no final da década de 50, para o início da década de 60, foi digitalizar todos esses dados, Isso porque a computação já começava a ganhar o mundo das empresas.


Logo no início, as fichas e registros, eram armazenadas de uma maneira bem arcaica.


Basicamente o que acontecia, era pegar uma ficha ou documento já de forma digital, e colocar uma após a outra, dentro de um arquivo sequêncial.


Isso porque, os arquivos antigamente, eram guardados em fitas magnéticas ou cartões perfurados e esses meios de armazenamento eram sequênciais.


O uso de fitas para armazenamento através de processos magnéticos começou a ganhar destaque, então foi lançado o primeiro computador produzido em escala comercial conhecido como UNIVAC gerado pelos mesmos criadores do ENIAC e que ficou pronto em 1951.


Os computadores eram gigantes, universitários e militares, a partir da criação da técnica de circuito impresso, em 1957, eles começaram a reduzir um pouco mais de tamanho.


Depois das fitas magnéticas surgiram os discos: disquetes e HDs, o primeiro winchester (que na época tinha esse nome) e esses tipos de mecanismos armazenavam dados de maneira direta, não mais de maneira sequencial.


Depois o departamento de defesa dos Estados Unidos criou um evento de nome O CODASYL que foi um grande encontro que reuniu: militares, empresas e universidades.


Nessa discussão Surgiu uma linguagem de nome "COBOL". E além do COBOL, no CODASYL foi discutido o surgimento de uma nova tecnologia que ganhou logo um nome de Banco de Dados.


Mas afinal o que são Banco de Dados ?


Banco de Dados pode ser definido como um lugar onde as informações são guardados de forma organizada para serem encontradas rapidamente.


Bancos de Dados são utilizados sempre que há necessidade de armazenar dados com segurança. Diversas empresas utilizam sistemas de Bancos de Dados para organizar suas tarefas, clientes, funcionários, produtos, entre outros.


No Curso de Banco de Dados, utilizando os programas Microsoft Access, BrOffice Base e MySQL, você aprenderá a criar e gerenciar Bancos de Dados diversos, criando formulários, consultas, entre outros.


Quando os computadores não existiam, por mais que as informações estivessem organizadas demorava um pouco para alguém recuperá-las pois o trabalho era todo feito manualmente.


Hoje que temos os computadores não precisamos mais usar arquivos físicos guardando ou papel de forma organizada podemos usar sistemas gerenciadores de banco de dados ou SGBDs.


O SGBD é um software que é instalado em um servidor que tem a função de gerenciar um ou mais bancos de dados.


Então, um banco de dados tem que ter um Sistema Gerenciador. Dentro de todo ecossistema que constrói um banco de dados, a gente tem que ter um sistema que gerencie esses dados.


Existem vários SGBD disponíveis no mercado tanto gratuitos como pagos.


Falando de SGBDs pagos, temos os da orácle que são os mais usados para gerenciar grandes volumes de dados de grandes empresas.


Alem da Oracle, nós temos a IBM ainda trabalhando no seu banco de dados DB2.


Tem um banco de dados que é bem antigo, que é o dBase.
E como não poderia deixar de ser, a Microsoft também tá no bolo com o SQL Server

Essas quatro soluções, são soluções pagas de banco de dados, são soluções de grandes empresas na tecnologia.

Por sorte nós também temos os SGBDs gratuitos, tem alguns que você pode inclusive mudar o código fonte e ajudar a desenvolver.


Por ser gratuito não significa ser ruim, podemos usá-los tranquilamente pois são softwares que vem sendo desenvolvidos e ganhando melhorias a anos.


Grandes empresas também usam esses SGBD gratuitos para sistemas que não envolvem volumes de dados estratosféricos como terabytes.


Os SGBD gratuitos mais famosos e usados são:


O MySQL, é uma das soluções mais populares. Alem do MySQL temos o Firebird e também o PostgreSQL.


                   


Inscreva-se para receber 18 Aulas Gratuitas de PHP, MySQLi e Bootstrap4:

http://bit.ly/Aulas-de-php-mysqli-e-bootstrap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Pesquisar este blog