02/02/2019

Utilizando um Multímetro Digital

A facilidade de utilizarmos o multímetro digital é a de não necessitarmos fazer contas de multiplicação ou fórmulas como necessitamos com outros equipamentos, pois ele mesmo já demonstra em seu display o valor numérico da grandeza que medimos.

Ele pode ser utilizado para vários tipos de medidas, sendo possível medir tensão elétrica ( em volts - V), corrente elétrica ( em ampéres - A), e resistência elétrica ( em ohoms -  Ω). 

Uma coisa extremamente importante na utilização do multímetro digital é saber selecionar escala corretamente mediante a grandeza que será mensurada, neste caso, veja na tabela a seguir algumas indicações que podem constar no multímetro com relação a grandeza elétrica.



Grandeza Elétrica  Indicação no multímetro ou multiteste
Tensão continua VCC, DCV, VDC, ou simplesmente um V com duas linhas sobre ele, sendo uma tracejada e outra continua.
Tensão alternada VCA, ACV, VAC ou simplesmente um V com um ~ sobre ele.
Corrente contínua DCA, ADC ou ou pode ser representado por um A com duas linhas sobre ele, sendo uma tracejada e outra continua.
Corrente
Alternada
ACA ou representada por um A com ~ sobre ele.
Resistência Ohms ou o símbolo de Ômega, letra grega:  Ω.

Para aferirmos uma medição é imprescindível que ligamos as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser avaliado.

Por exemplo, se desejamos medir a tensão aplicada sobre uma lâmpada, precisaremos por uma ponta de prova em cada polo da lâmpada. Isto é uma ligação em paralelo.

Para medirmos corrente com multímetro digital, Precisamos colocar ele em série com o ponto a ser avaliado.

Por exemplo, se desejamos medir a corrente que circula por uma lâmpada devemos desligar um lado da lâmpada, conectar neste ponto uma ponta de prova e a outra ponta deve ser conectada no fio que sai da lâmpada. Isto é uma ligação em série.

É importante lembrar que a maioria dos multímetros digitais só são feitas medidas de corrente contínua, sendo assim, não devemos usá-lo para medir a corrente alternada fornecida pela rede elétrica, A não ser que possua a indicação para tal medição.

Para medirmos resistência (Ohoms), precisamos desligar todos os pontos do item a ser medido ( exemplo: uma lâmpada deve estar desconectada do seu bocal) e colocamos uma ponta de prova em cada lado do item.

No caso da lâmpada colocamos uma ponta de prova na rosca e a outra na parte inferior metálica do conector da lâmpada.

Todas estas medidas devem ser feitas com cautela e nunca deve-se encostar os dedos em nenhuma ponta de prova durante a medição.

Se isto acontecer, corremos um grande risco de levarmos um choque elétrico e/ou termos uma leitura inadequada. Treine muito a manipulação das pontas antes de sair medindo tudo.

Algo importante de se presta atenção é que a maioria dos multímetros digitais tem três ou mais Bornes para a conexão das pontas de prova.

Normalmente um é comum e os outros servem para medir tensão, resistência e corrente. A indicação dos Bornes sempre mostra em quais escalas eles devem ser utilizados.

Abaixo temos um exemplo de como eles são dispostos.


Quando o multímetro apresenta escalas para medição de capacitância de transistores, geralmente tem Bornes específicos.

Estes conectores estão indicados no painel do multímetro. Vale ainda lembrar que capacitores devem estar sempre descarregados antes de efetuar medição. Para descarregar os Coloque seus dois terminais em curto.

Aula 1 - Quedas de Tensão

Aula 2 - Quedas de Tensão

Aula pratica sobre Técnicas de Soldagens 

Aula 4 Grátis - As 3 Grandezas Elétricas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Pesquisar este blog