29/03/2019

O que é o Java ? Para que ele serve ?

O que é o Java ? Para que ele serve ?

Se você já entrou no mundo da programação ou pelo menos é um curioso da área, você certamente já deve ter se deparado com o termo java.

Em 1990, uma empresa chamada Sun Microsystems coordenada por James Gosling, tinha um projeto que seria responsável por criar uma tecnologia utilizando a própria linguagem C++, onde dispositivos diferentes pudessem se comunicar entre si.

Hoje em dia pertence a Oracle) e foi apresentada em 1995, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que na atualidade faz parte do núcleo da Plataforma Java.

Java é uma linguagem de programação e não é uma linguagem qualquer, é uma das mais usadas no mundo dentro da programação.

Java tem seu próprio universo e não é exagero, ela é usada para criar aplicações dos mais diversos tipos e tem a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

O java está presente em sistemas de diversos tipos; aplicações desktop, sabe aqueles softwares baseados em janelas e botões que você instala, executa no seu computador ?, dá pra fazer em java.

Com java você também pode criar sistemas para internet, muitas empresas incluindo empresas realmente grandes usam sistemas
programado em java, aliás é justamente em sistemas corporativos que o java é realmente forte.

Ele também e muito usado no desenvolvimento para smartphones e tablets, qualquer pessoa que queira criar seus próprios apps android precisa ter uma base sólida em programação java.

O Java é uma linguagem orientada a objetos

O desenvolvimento de programas Java precisa de um kit de desenvolvimento de software Java (SDK) que geralmente contém um compilador, interpretador, gerador de documentação e outras ferramentas utilizadas para fazer um aplicativo completo.

O tempo de desenvolvimento pode ser precipitado através do uso de ambientes de desenvolvimento integrados (IDE), como o JBuilder, o NetBeans, o Eclipse ou o JCreator.

Os IDEs facilitam o desenvolvimento de GUIs, que incluem botões, caixas de texto, painéis, quadros, barras de rolagem e outros objetos através de ações de arrasta e solta, apontar e clicar.

JavaScript é a mesma coisa que Java?

A resposta é não. A origem do JavaScript foi influenciada por diversas linguagens de programação e também foi criada para assemelhar-se com a linguagem Java, no entanto de uma forma mais acessível de usar, não somente para programadores.

O propósito do JavaScript é a criação de páginas de internet mais dinâmicas.

O javascript surgiu em 1995 no navegador chamado netscape.

O que é JavaScript Como usar o JavaScript ? veja no vídeo.



Se você é iniciante em Java Eu recomendo que comece pelos cursos em vídeo do Gustavo Guanabara:



Agora se você é um usuário mais experiente e deseja se formar como um verdadeiro Full Stack em Java, saiba todos os detalhes acessando a esta página: http://bit.ly/java-web-profissional-grade-de-aulas

No link acima tem muitos depoimentos de quem já fez o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Pesquisar este blog