15/05/2019

Montagem de uma oficina de Manutenção de computadores


Este artigo destina-se a mostra como se organiza uma oficina para reparos de computadores.

Acima, de tudo o que vai fazer você ser bem sucedido na sua profissão é o seguinte: preço baixo, um ótimo bom atendimento Mesa, Computador, HD, Memória de vários modelos, monitor sobrando, acesso a internet.

Valorizar seus serviços, não faça nada de graça, nem pra amigos senão vão montar nas suas costas.

Uma oficina de informatica e um espaço destinado a reparação de computadores, aos seus periféricos e aos equipamentos, associados a eles, como estabilizadores, no-breaks, como a existência das ferramentas adequadas, a ligação das tomadas e interruptores, a distribuição dos equipamentos, a organização das fontes de consultas e a existência de locais de colocação das sobras determinam a aparência da oficina.
                      

Organização da oficina

A organização de uma oficina depende muito das finalidades para quais ela se destina. Dize-se, comumente, que o aspecto da oficina corresponde á personalidade de seu dono (ou da pessoa que nela trabalha)

A primeira providência a ser tomada é em relação à organização do local onde ficarão as instalações essenciais tipo água e energia elétrica para na sequencia dividir a área da oficina em espaços ou sessões sendo que o mais importante desses espaços é o da bancada de trabalho, pois é nessa bancada onde será realizada quase todas as operações técnicas ou seja, praticamente o trabalho de uma oficina se resume todo em cima de sua bancada.

Para se ter uma bancada ideal é preciso que ela seja construída com pelo menos três metros de comprimento por sessenta centímetros de largura e suas tomadas elétricas devem todas passar por um estabilizador assim como também devem ser todas aterradas.

Caso contrário o PC ou a peça que está em manutenção sobre a bancada corre um sério risco de sofrer algum tipo de lesão.

Alem da bancada, é necessário que haja um banco alto para conforto do técnico, iluminação adequada em todos os pontos; se for necessário o uso de florescentes, devem ser utilizadas aos pares) e, por fim, ventilação suficiente. 

Um segundo espaço se destina aos trabalhos teóricos, ao estudo e a elaboração dos documentos da oficina,como por exemplo, as notas fiscais, esse espaço pode ser menor que o primeiro dispor de uma mesa com gavetas ou uma escrivaninha, cesto de lixo prateleira para papeis , prateleira para livros e etc.


Um terceiro espaço e destinado a limpeza de componentes. Nele deve existir uma pia ou um tanque para lavagem de tampas, uma pequena bacada para secagem e material de limpeza. Deve haver uma máscara antipó, pois a poeira encontrada no interior de equipamentos é, normalmente, composta por uma camada de agentes biológicos, como ácoros, e fungos, que podem provocar irritação respiratórias e doenças alérgicas. 

Ferramentas, aparelhos e instrumentos

As ferramentas de uma oficina de informática podem ser agrupadas conforme suas características em: comuns e especiais.  

As ferramentas comuns são:chaves de fenda, chave estrela ou Philips, alicates simples,alicate de corte, alicate de bico, alicates chatos, martelo,lima, pinças, tesoura etc.

As ferramentas especiais são aquelas que tem especifico que não pode ser alterado. 

Os aparelhos permitem de tarefas acessórios como só permitem a excursão de tarefas acessórios, como soldagem, abertura de furos, cortes, dobras e colagem.

Usando o multimetro digital.



                   


Porém, antes de pensar nos lucros é importantíssimo pensar e focar na qualidade do serviço, que é o que vai gerar renda. 

Seja contratando um técnico em manutenção de micro, seja sendo você mesmo o prestador do serviço, é preciso investir em capacitação para que os clientes venham cada vez mais.

Até a próxima 

Curso de Analista de Hardware, Software e Redes

Acesse: http://bit.ly/Analista-de-hardware-e-redes

Conteúdo: 

1º Modulo: Hardware - Conheça Toda parte física do computador; 
2º Modulo: Software - Toda a parte de Logica do computador; 
3º Modulo Redes - Saiba como Gerenciar uma rede. 


Bônus: Brinde introdução a manutenção de Notebooks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

Pesquisar este blog