SolidWorks ou CATIA V5?

E você, o que prefere? SolidWorks ou Catia??

Apesar de os dois serem aplicativos para criação de projetos 3D, fornecidos pela mesma empresa: CATIA x SolidWorks., líder de mercado em soluções PLM (Product Lifecycle Management).

No entanto, existem algumas diferenças claras entre esses dois parceiros estáveis. Leia sobre todas as informações que você precisa saber sobre CATIA vs SolidWorks.

CATIA V5 e SolidWorks são programas bem respeitáveis, com funções parecidas. Os dois softwares se apoia-se na plataforma CAD, com aplicações CAM e CAE incorporadas. Contudo a criação desses dois aplicativos tiveram objetivos bem diferentes, levando seus avanços a caminhos desiguais.

SolidWorks

O SolidWorks foi criado com o intuito de ser um software fácil de se utilizar, tivesse um preço acessível e rodasse na plataforma Windows, ou seja, um software que facilitasse as necessidades de pequenas e médias empresas como uma ferramenta eficiente para o avanço de projetos.

O SolidWorks é usado por engenheiros e profissionais em escolas de mecânica e de engenharia. Ele tem uma gama de ferramentas poderosas, com a capacidade de desenhar usando peças ou montagens, ferramentas de Renderização e outras.

O SolidWorks é muito popular nas indústrias de design industrial e de produtos, maquinário, educação e medicina.

CATIA V5

Já o CATIA V5 É um aplicativo que melhora a produtividade e o rumo do trabalho. No entanto ele requer uma certa especialização para seu domínio. Um projeto feito totalmente no CATIA V5 é suficientemente confiável, uma vez que o software permite rastrear todas as alterações feitas no produto durante o desenvolvimento.

O CATIA V5, tem um excelente conjunto de ferramentas, que domina o setor automotivo, aeroespacial e aeronáutico, uma área que com certeza não pode haver erros de projeto. Por isso o CATIA V5 tem um custo alto e requer um domínio maior de seus usuários, aumentando assim a confiabilidade do projeto.

Acredito que é apenas uma questão de prática e mercado de atuação, pois a indústria aeronáutica utiliza o CATIA, já a maioria das empresas de injeção, utilizam o SolidWorks.

Muitos dos profissionais que atuam nestas duas soluções CAD, comparam o SolidWorks a um carro esportivo, rápido no desenvolvimento, muito manobrável e veloz, mas com pouca utilidade em trabalhos mais pesados, e quando falo “pesado” não é especificamente do tamanho dos projetos, já que o SolidWorks permite a criação de trabalhos incríveis, sejam eles simples componentes ou grandes montagens.

Então... qual é melhor SolidWorks ou CATIA V5?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trending