Eletricidade Estática - Guia para Iniciantes


Os avanços na compreensão dos fenômenos relacionados à eletricidade, descobertos por Benjamin Franklin por volta de 1700, levaram a invenções que modificaram totalmente a sociedade.

Hoje sabemos que a eletricidade é uma forma de energia associada as cargas elétricas presentes nos átomos que formam os materiais conhecidos.

Você sabia que seu corpo pode reter energia? E o nome que essa energia recebe é estática.

Como isso funciona

Por causa do atrito com certos materiais - nosso corpo pode ficar carregado com essa energia, principalmente em locais onde a umidade relativa do ar é baixa.

Mas, acalme-se! Esta energia não causa problemas a você e sim a certos componentes eletrônicos que você pode danificar com um simples toque.

Experiência Eletrostática

Vou mostrar uma experiência prática, e que pode ser facilmente feita por você, consiste de um pente, e pedaços de papel picado.

Pique um pedaço de papel em diversos pedacinhos, deixe-o sobre uma mesa. Passe o pente várias vezes no cabelo e aproxima-o dos papeizinhos sobre a mesa.

Cuidados com hardware.

Pelo motivo dos componentes eletrônicos serem danificados com um simples toque, alguns cuidados devem ser tomados quando você for montar um laboratório, ou manusear placas de computadores.

No caso dos laboratórios, tanto o chão quanto a bancada devem ser forrados com borracha. Essencial usar a pulseira antiestática aterrada.

Curso de Eletricidade Básica

Fenômeno eletrostático

Um fenômeno da natureza, bastante conhecido, é o raio. O raio também é uma prova do fenômeno da eletricidade estática.

As cargas elétricas são formadas nas nuvens pelo atrito destas com a massa de ar, e quando estas cargas atingem um determinado valor, são descarregados para Terra, na forma de um raio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trending