A Revolução da Comunicação

Quando o Ser humano desenvolveu a linguagem, transformou completamente o mundo em que vivia: começou a transmitir conhecimentos e troca de ideias, criou símbolos é tornou possível o registro escrito, ultrapassou as barreiras do tempo e do espaço e diminuiu as distâncias.

Nas décadas finais do século XX, a Revolução Industrial deu lugar a revolução da informática, da informação.

Como todas as revoluções, esta também alterou e continua alterando, drasticamente o comportamento social, político e econômico da humanidade.

Com a criação do computador, na metade do século XX que revolucionou a comunicação e começou a construir a sociedade do século XXI.

Hoje encontramo-nos com uma nova forma de comunicação a rede ou internet - que associou o conhecimento tecnológico as diferentes linguagens.

A internet modificou as relações sociais, permitindo a interação de milhões de pessoas em tempo "quase" real: hoje recebemos sons e imagens de todas as regiões do mundo, com poucos segundos de diferença.

O monte de informação e influências De pensamentos e ideias recebidas a cada dia é imenso. Por isso muita gente fica sem saber No que acreditar.

A sociedade se transformou completamente - tornou-se global - e nós, sobreviventes, devemos nos adaptar a esta Nova Ordem Social da tecnologia e globalização.

No mundo globalizado, a informação exerce um papel fundamental, e o tempo se tornou prioridade: não há tempo suficiente para interpretar ou decifrar, classificar e armazenar a quantidade de informação que recebemos a todo instante.

A globalização ultrapassou as fronteiras nacionais e internacionais, unindo pessoas, alterando  culturas e sociedades, em um processo de imposição estreitando as diferenças e construindo um mundo de iguais.

Como é possível preservar a nossa identidade nessa nova sociedade?

Como será o "eu,  construtor de mim" nesse mundo tecnológico?

Deixe nos comentários.

Post a Comment

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

Postagem Anterior Próxima Postagem