Assim como acontece com todas as outras áreas do conhecimento humano, também a arte é influenciada diretamente pelo surgimento de novas tecnologias.

Diferentes invenções e descobertas interferem no modo como os artistas se manifestam, muitas vezes fazendo até com que mudem o meio pelo qual realizam a sua arte.

O cinema foi uma dessas invenções que, mais do que influenciar o modo de produção de uma arte, transformou-se em uma nova. O desejo humano de captar a realidade visível do seu movimento sempre existiu.

Com a invenção da fotografia, na primeira metade do século XIX, abriu-se a possibilidade de captar cenas com realismo. Algumas décadas depois, foi possível colocá-las em movimento.

Várias pessoas contribuíram para o surgimento do cinema, pois pesquisavam ao mesmo tempo uma forma de colocar os quadros do filme fotográfico em sequência,  gerando a ilusão do movimento.

O mérito histórico, porém, Coube aos irmãos franceses Lumiére. Em 1895, eles realizaram a primeira projeção pública de imagens em movimento com cinematógrafo, um aparelho movido a manivela.

Daí ficou o nome cinema, originário da palavra grega kino, que significa movimento. 

Inicialmente, eram exibidos pequenos filmes que documentam a vida cotidiana e as mudanças que ocorreram na época.

Um dos filmes exibidos pelos irmãos Lumiére, por exemplo, chamava-se A chegada do trem à estação Ciotat. Rapidamente, o cinema se espalhou pelo mundo, atingindo principalmente a Europa e os Estados Unidos, e percebeu-se sua capacidade de contar histórias.

Por alguns anos, foi tido como entretenimento barato, com exibição em grandes armazéns, voltadas para os operários das cidades.

Entretanto, não demorou muito para que fosse percebido seu potencial comunicativo e artístico e se tornasse uma das mais abrangentes e expressivas manifestações do mundo moderno.

Já em 1911, surgiu o primeiro estudo cinematográfico em Hollywood. E, 30 anos depois do seu surgimento, o cinema, que até então era mudo, ganharia som.

Por causa de uma classificação que incluía a música, a dança, a pintura, a escultura, a literatura e o teatro como as seis artes, o cinema foi apelidado de "sétima arte". Apesar dessa classificação você raramente empregada nos dias de hoje.

Arte e Tecnologia | Expresso Futuro Com Ronaldo Lemos

     

Post a Comment

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

Postagem Anterior Próxima Postagem