Biodigestores:  Tecnologia de Recuperação

O Biodigestor é um equipamento constituído por um recipiente selado, fechado de tal modo de impedir a entrada e saída de ar, no qual se coloca água e material orgânico ( esgoto, restos de agricultura, esterco ).

Pode ser fabricado com tambores, tanques ou mesmo de alvenaria, fazendo-se um buraco no solo e tomando cuidado na escolha do local para que não haja contaminação da água.

Durante o processo, as bactérias digerem o material orgânico, fermentando-o, formando o biogás e o biofertilizante, o qual fica depositado no fundo do recipiente.

O biogás é uma mistura de gases e pode ser aproveitado como combustível para geração de energia elétrica, em fogões domésticos,  motores e etc.

O biofertilizante - concentrado Rico em nutrientes, como o nitrogênio O que é constituído de um excelente adubo orgânico para as plantações, Jardins, etc.

Em geral, nos biodigestores instalados em fazendas e sítios, Ô Teresa se esterco animal ( suíno, bovino, de aves, etc. ); já no centros urbanos, são usados esgotos e aterros sanitários.

Até o início do século XX, as grandes reservas de petróleo e outras fontes de energia desestimularam a utilização dos biodigestores. 

Hoje, o interesse no desenvolvimento de tecnologias relacionadas a esses equipamentos  foi retomado. Diferentes tipos de biodigestor foram criados, procurando adaptá-los aos diferentes usos e regiões.

No Brasil, os biodigestores começaram a ser utilizados na década de 1970, mas, nós últimos anos, a tecnologia brasileira se desenvolveu muito nessa área.

Os biodigestores e a produção de energia renovável


Os biodigestores são equipamentos simples, a maior parte é formada por uma grande câmara escura que acumula por meses a matéria orgânica (há vários modelos diferentes,de acordo com a necessidade e a origem). Os rejeitos entram por uma cavidade e vão se acumulando no interior do equipamento. 


Daí a necessidade de entender todo o procedimento, pois, apesar de ser simples e barato, o uso dos biodigestores necessita de um conhecimento técnico. Por isso, o CPT – Centro de Produções técnicas produziu o curso Construção e Operação de Biodigestores a fim de preparar profissionais, agricultores ou empresas para a produção de energia renovável a partir de matéria orgânica.

Além do uso nas áreas rurais, os biodigestores já estão sendo utilizados como fonte de energia alternativa nos grandes centros urbanos.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o biogás produzido em biodigestores, instalados nos aterros sanitários da cidade, é usado como combustível para caminhões e ônibus que fazem parte da frota de transporte público da cidade.

Post a Comment

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

Postagem Anterior Próxima Postagem