Você já deve ter ouvido falar sobre o bitcoin. Mas o que é o bitcoin? Como surgiu? Qual a origem? Quem foi o criador do bitcoin? Como ele funciona é porque ele é tão revolucionário? Nesse tópico vou falar um pouco sobre o sistema financeiro da moeda bitcoin. 

O criador e fundador da tecnologia do Bitcoin é o Satoshi Nakamoto. Um chinês que até hoje não se conhece, não se sabe onde ele vive, nem se ele é realmente uma pessoa ou um grupo de programadores que deixou esse nome Satoshi Nakamoto.

No dia 31 de outubro de 2008 Satoshi Nakamoto publicou esse artigo dizendo que criou uma revolucionária tecnologia que se chamava blockchain e bitcoin. Isso aconteceu no pico da crise mundial de 2008, onde a inflação dominava. Ele resolveu criar alguma coisa que poderia ser totalmente diferenciada.

No dia 22 de maio de 2010, aconteceu a primeira negociação com bitcoin. Um evento conhecido como “Bitcoin Pizza Day”, onde um usuário entrou para história, Hanyecz comprou duas pizzas por 10.000 BTC. Na época era muito pouco esses 10.000 BTC não valia praticamente nada, não era menos do que 1 centavo de dólar. 

O mais o legal de tudo isso, e que esses 10 mil em bitcoin na data de hoje valem mais de 300 Milhões de reais.

O que é Bitcoin

Então bitcoin nada mais é do que (Peer-to-Peer Electronic Cash System). Ou seja o significado do bitcoin é o seguinte: Bit vem de dados. Coin vem de moedas. 

Então ele é mais conhecido como Moeda Digital ou Criptomoeda que é o mais famoso.

Electronic Cash System, Sistema de dinheiro eletrônico ponto-a-ponto.

Para fazer transações de dinheiro para uma pessoa a longa distância é preciso de um intermediário, no caso o banco ou outras fontes pagamento, como, cartão de crédito e paypal. 

Então e uma maneira centralizada, ou seja, é um dinheiro centralizado. O dinheiro já não fica mais na minha mão e é controlado por alguma instituição, assim através dessa centralização eu posso enviar o dinheiro para uma pessoa. 

Esse é o grande problema do dinheiro atual, você não tem o controle sobre ele. O que o bitcoin propõe e exatamente ao contrário. Ele é parecido com dinheiro em espécie só que via internet de maneira digital.

Como ele funciona

As criptomoedas ou moeda digital, nasce, e só fica dentro dos computadores e celulares. As transações podem ser feitas no computador ou pelo seu celular smartphone, o dinheiro de papel passa a ser uma seqüência única de códigos criptografada ou seja protegida. 

Essa sequência de moedas digitais tem valor e abre possibilidades que prometem transformar a nossa relação com o dinheiro. 

Atualmente a bitcoin é a moeda mais valorizada por causa de alguns aspectos cruciais para fazer sucesso no mundo digital. É a mais popular é a que mais tem pessoas convertendo dinheiro em bitcoin e conseqüentemente a que tem mais voluntários colaborando para melhorar essa tecnologia.

O bitcoin usa o conceito de blockchain conhecido como banco de dados distribuído, que resumidamente é um sistema que da transparência e segurança a qualquer transação em bitcoin. 

Nesse sistema existem computadores espalhados no mundo todo de forma independente, mais conectados em redes, formando blocos. Quando acontece uma transação começa uma corrida entre os computadores para detectar se essa operação é verdadeira, o computador que identificar primeiro confirma para todos os outros e ganha uma espécie de gorjeta.



Porque ele é tão revolucionário?

  1. Rápido
  2. Barato
  3. Não tem Intermediários 
  4. Privacidade
  5. Ser Seu Próprio Banco 
  6. Arma Contra a Pobreza
  7. Não Inflacionário 
  8. Não Confiscável 
Redes baseadas em blockchains, aplicativos descentralizados e livros-razão distribuídos estão se tornando a base de grande parte de sua vida digital.

Com as moedas virtuais , há uma nova maneira de negociar e armazenar valor que notavelmente é melhor que o bom dinheiro e o ouro.

TRANSFORMANDO BITCOIN EM DINHEIRO






Postagem Anterior Próxima Postagem