Talvez você seja daqueles que tem várias ideias e quer colocar tudo isso em
prática. E acaba tendo aquela frustração por não conseguir colocar sua ideia no ar, não conseguir concluir a sua ideia ou colocar a ideia que você tinha em prática, e às vezes você se frustra quando coloca uma ideia no ar e aquilo acaba não funcionando como você havia planejado. 

Não funciona do jeito que você imaginou e talvez essa frustração seja porque você não planejou direito ou não agiu na hora certa.

Esse artigo é sobre isso. Pra te mostrar como não ficar frustrado, como minimizar a frustração na hora de colocar o seu
negócio digital em prática. 


Planejar é a primeira etapa de qualquer negócio que você pensa em colocar no ar. Isso é fundamental para que você saiba exatamente o que fazer.

Imaginar pelo menos quais são os principais itens que você precisa prestar atenção e buscar desenvolver antes de colocar o seu negócio digital no ar.

Às vezes, as pessoas pensam que colocar um negócio digital no ar, colocar o seu
negócio na internet é, fazer um site, criar um eCommerce, planejar os produtos, cadastrar os produtos no eCommerce e
colocar aquele site na internet que
pronto! Você já está com seu negócio digital funcionando, você já está com aquilo desenvolvido, é só atrair novos
clientes e fazer as vendas. 

E ai que acaba gerando uma grande frustração. 

O planejamento do seu negócio digital não é apenas colocar aquilo no ar, é pensar sobre o futuro, como que isso vai acontecer lá na frente e quais são as etapas futuras.

Digamos que você colocou o projeto no ar. O que vai acontecer quando o seu cliente acessar o seu site? O que vai acontecer quando o seu cliente comprar o seu produto?

Você precisa pensar nisso antes de colocar o seu projeto digital no ar.

Planejamento digital não é apenas pensar sobre o que vai ser feito no futuro. São atitudes práticas que você vai ter que desenvolver, então colocar isso no papel é fundamental pra que as etapas saiam da forma correta. 

Várias pesquisas mostram que quando um negócio não dá certo, não é por falta de atitude ou por falta de trabalho árduo.

Não quer dizer que você não trabalhou o suficiente, ou trabalhou de forma errada. Muitas vezes o fracasso no projeto se dá por causa da falta de planejamento. 

Planejamento estratégico


E o primeiro passo que você precisa dar então dentro de seu planejamento estratégico, é entender o seu mercado.

Saber exatamente como é que funciona o seu mercadoqual o seu avatar, qual é o seu cliente, aonde seu cliente navega como que o seu concorrente atinge o seu
cliente. 

Pensar em todos esses aspectos exatamente qual é o seu cliente, é fundamental pro seu planejamento. 

E um ponto importante que eu queria ressaltar aqui: O seu cliente não é todo mundo. 

Muitas, pessoas inclusive eu já caí
nesse problema, nesse dilema. Você acha às vezes que seu produto serve pra todo mundo.

-"Pô", meu produto é genérico, todo mundo que tem um acesso a internet vai poder
utilizar o meu software, a minha plataforma, o meu serviço.

Mas isso é uma mentira, você precisa entender exatamente quem é o seu cliente.

Por exemplo, cliente ideal não só o seu cliente, quem o seu cliente ideal? O meu cliente ideal é um empresário, é uma pessoa, muitas vezes homem, de 25 a 35 anos que tem o seu negócio próprio, que mora numa capital, que tem carro próprio, que tem uma casa própria, que tem uma empresa de 20 funcionários.

Você precisa imaginar exatamente quem é o seu cliente, porque isso vai ajudar muito na etapa de comunicação e planejamento de comunicação. 

Porque você não deve falar com várias pessoas.

Você tem que entender exatamente o que está passando na cabeça do seu cliente
pensando dessa forma. 

Método de pagamento


A segunda etapa depois de se entender bem quem é o seu cliente é escolher quais são os métodos de pagamento, quais são meios de pagamento, como que o cliente vai interagir com você e comprar
de você na internet. 

E para isso, basta você entender se
ele vai gerar boleto. Você vai permitir
que ele parcele as compras, vai ter cálculo de frete, vai ter um custo a mais de atendimento na hora do fechamento da venda? 

Todas as etapas do fechamento, de como vai proceder o check-out, digamos assim, o carrinho de compras, como que o cliente vai pagar você, se ele pode ligar se pode depositar na sua conta, se ele puder depositar na sua conta, como você vai controlar isso? Saber que realmente lhe pagou antes de entregar o produto. 

Essa etapa é fundamental e varia de negócio a negócio, mas você precisa saber exatamente como que você vai receber.

Então nessa segunda etapa, planeje
exatamente como será o pagamento
do seu cliente pra você. 


E também queria falar com você de vários outros tipos de modelo de negócio

Existem, por exemplo, clubes de assinatura que é um modelo diferente de negócios que permite que você cobre mensalmente. 

Tem a recorrência de serviços. Isso pode estar ligado também ao seu produto, ao seu serviço e ele tem um método, um modelo completamente diferente. 

E essa é uma etapa bem importante se você pensa em fazer um sistema de assinaturas porque todo o mês você vai ter cobrança, todo mês recorrência, e você precisa saber exatamente o que fazer na segunda virada do mês.

Se o cliente não pagou, quanto tempo
você vai manter aquele teu sistema
funcionando? Como você vai alertar o
cliente? Como que seus funcionários ou
colaboradores vão receber informações pra entrar em contato com esse cliente e se certifica de que a assinatura dele
vai ficar funcionando. 

Planejamento financeiro


A terceira etapa é você pensar no planejamento financeiro do seu negócio.

Financeiro como? Como que você vai realizar o teu fluxo de caixa? Que investimentos serão necessários e qual é o período?

Muitas pessoas caem num problema sério de fluxo de caixa, por exemplo, algumas
plataformas seguram o seu dinheiro a partir da venda por 30 dias, 60 dias, antes de repassar pra você. 

E às vezes, esse dinheiro faz falta na hora de você investir nos anúncios, nas propagandas, no marketing da sua empresa para atrair novos clientes pro seu negócio. 

Então pense certinho no planejamento financeiro do seu negócio. Quanto que eu
preciso de dinheiro agora, pra investir
dentro do marketing, investir dentro das propagandas, dentro dos anùncios. 

Quando você está colocando coisas na internet, é como você fazer prospecção
no mundo físico. 

Você precisa atrair pessoas pra verem a sua oferta, pra verem o seu produto.

Então existe algumas estratégias pra atração de pessoas mas, basicamente
ela passa por investimentos.

Ou investimento em mídia direta, ou seja,
anúncios de dentro da internet, seja no Google, seja no Facebook, seja num blog, Twitter...

Em vários canais internet, o qual você paga pra mostrar o seu anúncio, pra atrair novos visitantes ou, o tal do acesso orgânico, que significa: pessoas que localizam o seu produto diretamente, ou seja, ela conhece a sua marca, você teve um investimento lá trás em branding, ou algo do tipo.

Ou foi uma indicação de alguém, ou
ele viu num panfleto, ou ele localizou
organicamente por uma busca na
internet.

Ele colocou lá no google, e ele achou o teu
o site porque ele estava muito bem
ranqueado. 

Pra conseguir atingir esse nível de busca orgânica, também tem investimentos.

Seja numa agência digital, seja em planejamento pra desenvolver isso tudo.

E nesse ponto do investimento, é muito
importante, pensar em qual vai ser a plataforma. Quais são as plataformas que você vai usar. 

Se você não sabe, uma plataforma web seria os sistemas que vão estar na internet controlando e ajudando o seu negócio acontecer.

Plataformas que geralmente são usados, são plataformas de eCommerce, que possibilitam que você coloque o seu produto lá.

Plataformas para cálculo de frete,
cálculo de imposto, cálculo de processos...

Emissão de nota fiscal, às vezes é desenvolvido por uma plataforma terceira. 

Plataforma de automação de marketing, que é você pensar em qual o custo vai ter em criar páginas, hospedar suas páginas, enviar os seus e-mails, qual vai ser o tamanho dessa base de e-mail.

É interessante você entender exatamente quais são os custos e colocar na ponta do lápis, qual que vai ser o teu custo mensal em plataformas para colocar o seu projeto digital, no ar. 

Além disso, preste muita atenção em reviews da plataformas. Em desempenho da plataforma, porque não tem coisa mais frustrante do que você colocar o seu projeto no ar, investir, fazer propaganda e, na hora que você atrai novos clientes, a plataforma não suporta, acaba caindo, acaba gerando problemas

Isso acaba estressando mais... Diminuindo a sua vontade de investir na internet, porque você fez tudo certo e na hora de colocar, na hora de ver o negócio acontecendo, na hora de vender os seu produto, isso acabou impedindo que suas vendas acontecessem

Existe um modelo de negócio muito utilizado na internet que é o lançamento de produtos, ou seja, você faz toda uma mídia, toda uma comunicação forte pra falar que você vai tá colocando um produto no ar, e no momento certo que você coloca o produto no ar que, centenas de pessoas vem comprar sua oferta, a tua plataforma não aguenta aquele numero de acessos.

Então preste muita atenção nisso, em como as pessoas falam que aquela determinada plataforma, que aquele determinado fornecedor, se saiu num momento de lançamento

E veja se isso é um caso importante
pro seu negócio. Preste muita atenção nisso porque, é a etapa final, né?

A hora que você coloca o teu negócio no ar, isso precisa estar funcionando perfeitamente bem, pra que você não tenha problemas futuros na hora da finalizacão, na hora de conseguir realmente rentabilizar todo esse investimento, todo esse tempo que você fez, planejando o seu negócio digital. 

Planejamento de marketing


A próxima etapa é você fazer um
planejamento de marketing, pensar em como vai ser a atração desses clientes. 

E um ponto interessante aqui que, é o que funciona muito bem na internet o tal do inbound marketing.

É pensar em como que você vai entregar o valor para atrair clientes segmentados que tem interesse no seu produto

A entrega de valor é um dos itens mais poderosos que tem dentro da estratégia de marketing digital que eu quero apresentar pra você. 

Seria você falar do seu produto, falar, entregar valor, ajudar as pessoas a entender um pouco melhor o seu
negócio. 

Ajudar realmente, independente se ela vai se tornar ou não seu cliente, você precisa ajudar ela, entregando um conteúdo bom de valor. 

Como, por exemplo, um vídeo. Você vai fazer um vídeo falando de algo que auxilia essa pessoa em determinado nicho, que futuramente pode ser que ele venha a tornar seu cliente. 

Então é converter os seus visitantes, e pra atrair visitantes, nada melhor do que um
planejamento de conteúdo. E isso tá
dentro do planejamento de marketing. 

Dentro do planejamento de marketing, você também precisa pensar em quais
são as fontes de trafego que você vai
investir. 

Você já escreveu lá no início:
Qual é o seu cliente ideial? E ali você
já consegue ter uma idéia da onde ele
está navegando. Que tipo de pesquisas ele
vai fazer na internet, se ele está com uma dificuldade antes de comprar o teu produto ou serviço, o que ele vai pesquisar no Google? O que ele chega lá no motor de busca e coloca?

Quais são as dúvidas que essa pessoa tem? É melhor eu investir parte do dinheiro no Google, ou no Facebook, que estão pessoas mais segmentadas, que é mais fácil atingir um interesse

Então é bom dentro do planejamento de marketing, você estruturar isso e imaginar como que vai ser essa divisão. 

Um detalhe importante aqui é você não se prender nessa primeira etapa a
exatamente ter a certeza do que está
acontecendo.

Você precisa testar. Teste muito bem as
várias fontes de trafego, e analise muito bem se realmente o custo pela aquela busca, pela palavra chave, pelo investimento em marketing funciona pra você

Então pense muito bem em como que você vai fazer pra testar as várias fontes de trafego e, ver se essas fontes de trafego geram receitas pro seu negócio.

Planejamento de logística


E por fim, o planejamento de logística. Porque não adianta nada você desenvolver todo o plano de marketing, conseguir atrair o cliente certo, vender pra ele e tal, se você não conseguir entregar. 

Então pensa exatamente como que você vai fazer a entrega do seu negócio. Qual que é o centro de distribuição, se o teu negócio for físico?

Qual que é o custo do frete? Qual que
o tempo vai levar para embalar o seu produto?

Pra customizar o seu serviço? Pra
integrar com uma plataforma que envie ele, caso seja um negócio digital. 

Por exemplo, se seu negócio é uma plataforma digital.

A sua logística é integrar isso com a plataforma de pagamento e saber exatamente a hora que ele pagou pela aquele produto ou serviço, você envia um login e senha pra ele, no e-mail dele.

E o que acontece se o e-mail dele estiver errado?

E o que acontece se aquele login e senha não chegarem, na caixa de entrada dele? Isso tudo faz parte do planejamento de
logística.

Então preste muita atenção nisso, pra não
ter nenhum problema nessa etapa fundamental final da entrega do seu
produto digital. 

Então era isso, nesse artigo, eu tentei trazer pra você um pouco mais de como funciona essa visão do planejamento dentro do seu negócio digital.

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