Automação não é nenhum bicho de sete cabeças e qualquer pessoa pode fazer na sua empresa, no seu negócio, desde que conheça os conceitos básicos.

Se você tem interesse em saber mais sobre Automação de Marketing, continue aqui neste artigo.

Basicamente a Automação de Marketing pode ser resumida na possibilidade de aumentar as vendas da sua empresa sem precisar contratar mais empregadores, da mesma forma que uma Samsung produz mais celular sem precisar contratar mais funcionários.

Então vou citar um exemplo extremamente simples para você entender melhor a situação.

Vamos imaginar que você é um vendedor de tapetes e que passa de casa em casa vendendo seu tapete. O que você precisa fazer?

Visitar diariamente as casas, bater palmas e procurar potenciais clientes que estejam dispostos a adquirir seu tapete.

Isso é totalmente manual e custoso, se tratando do tempo que você precisa para visitar novos clientes e até mesmo seus clientes antigos.

É praticamente impossível escalar o negócio, vender em grande quantidade, a não ser que você contrate 100 ou 200 vendedores e comece a visitar diversos bairros de uma só vez.

Segundo uma pesquisa da Wish Pond, 98% das pessoas para quem para quem eles oferecem os produtos, seja visitando de casa em casa, seja aquela pessoa que visitou o site, visitou o site da nossa empresa, elas não estão preparadas para comprar nossos produtos.

Elas não estão preparadas por diversos motivos, como: as pessoas não nos conhecem, não conhecem o seu tapete, não sabe se o seu produto é bom é ruim, não estão precisando de um tapete naquele momento, ou não tem dinheiro naquele momento.

Elas também podem não gostar das cores dos tapetes que você tem, ou então elas não querem um tapete pequeno naquela hora, querem um tapete grande e você só trabalha com tapete pequeno, entre diversos outros fatores.

Ou seja, a chance de você fazer uma venda na primeira visita é bem pequena e isso acontece da mesma forma com seu produto, com sua empresa.

Vamos imaginar que mil pessoas acessem seu site, 98% das pessoas ainda não conhecem você, não conhecem o seu produto, se é bom ou ruim, não sabem se realmente precisam do seu produto, entre outros fatores.

É aqui que entra a Automação de Marketing. 

A primeira etapa de uma estratégia de Automação de Marketing é atrair pessoas, possíveis clientes para o seu negócio. De que forma que você consegue atrair um possível cliente?

Através de um blog, através de um e-book, através das redes sociais, de um anúncio, através da otimização do seu site. 

Na maioria das vezes a atração desses possíveis clientes é através de um material rico. 

Vou citar um exemplo aqui bem simples: imagine que você é um corretor de imóveis ou tem uma imobiliária.

Um material rico que você poderia oferecer para um possível cliente é um e-book, um vídeo, uma planilha, um artigo no blog com o seguinte tema: Planejamento Financeiro para o seu primeiro imóvel, como se planejar financeiramente para comprar sua casa. 

Então você pode ir lá e desenvolver uma planilha que vai ajudar essa pessoa a se planejar financeiramente para comprar o primeiro imóvel. 

Repare que esse assunto é totalmente ligado com a imobiliária ou com o corretor de imóveis.

Você está oferecendo um conteúdo que vai ajudar o possível cliente nessa necessidade que ele está tendo, que é comprar uma casa. 

A partir do momento que você atrai pessoas que estão interessados em determinado assunto é hora de converter essas pessoas, de conseguir algum tipo de informação dessa pessoa, para você começar um relacionamento.

E a conversão pode ser feita através de pop ups no site, de formulários, de Landing Page, entre outras formas. 

Por exemplo, você possui uma Landing Page para divulgar essa planilha de planejamento financeiro, então para o usuário baixar a planilha ele precisa deixar o nome e o e-mail.

Então se você tiver lá mil pessoas visitando essa página, não são todos que vão deixar os dados de contato.

Mas não são todas que estão interessados nessa planilha. Aí já está a primeira segmentação que você vai estar fazendo.

Algumas pessoas não estão interessadas na planilha, pois elas podem não estar querendo comprar casa naquele momento, já tem dinheiro para pagar a casa à vista, entre outros fatores.

Assim você já faz a primeira segmentação, já sabe que tipo de comunicação vai utilizar com essa pessoa que decidiu baixar a planilha. 

Após você converter essa pessoa, assim que você tem os dados dela, seja o nome, e-mail, telefone, você vai começar a se relacionar com ela. 

Um relacionamento serve basicamente para educar esse possível cliente, agregar valor para ele e quebrar objeções. 

Quando você se relaciona, oferece mais conteúdos ricos e que agregam valor para esse possível cliente. 

Você mostra que é uma autoridade, mostra que possui experiência na sua área, porque você está ajudando em dificuldades que ele possui.

Fazendo isso você começa a ganhar confiança desse usuário. Tire como exemplo você mesmo. Se você comprar algo de algum desconhecido, é bem raro, não é? 

Você prefere comprar um livro da Amazon ou de uma outra livraria online, não tão conhecida? É um pouco mais fácil você comprar da Amazon pois é uma marca que você já conhece, já vê há algum tempo no mercado.

E o próximo passo é vender para esse possível cliente. Só que é aquela velha história, você está lá no barzinho, já vai chegar numa mulher e pedir um beijo, não. 

Você não vai fazer isso, você precisa primeiro perguntar o nome dela, começar a conversar, oferecer uma bebida e quem sabe você vai conseguir um beijo ou número de telefone. E olha lá.

Mas você precisa primeiro se relacionar com ela, então depois de se relacionar com seu possível cliente e quebrar as principais objeções, oferecer muito conteúdo de valor é hora de fazer uma oferta. 

A venda, ao contrário do que muitos pensam não é algo fácil de fazer.
É necessário muito relacionamento e é isso que você fez na etapa anterior.

Enfim. Então basicamente é isso que é a Automação de Marketing. É fazer com que processos sejam automatizados e você possa oferecer conteúdos e produtos de forma inteligente e escalável.

E como você faz isso? Existem diversas ferramentas no mercado como RD Station, Leadlovers

O Segredo das vendas

Com a Leadlovers você pode criar e automatizar as suas vendas sem precisar contratar programadores ou designers.

Você pode criar qualquer tipo de páginas facilmente com construtores, ou usar um dos mais de 450 modelos prontos disponibilizados gratuitamente na galeria. 

As páginas podem ser integradas com o seu domínio ou com algum dos subdomínios gratuitos disponibilizados pelo Leadlovers.

Você poderá criar uma máquina de
vendas do seu produto com páginas de
captura e recompensa, capture qualquer
dado dos leads através dos formulários
dinâmicos e seus campos personalizados

Melhore a qualidade dos seus leads
através do verificador de integridade,
monte emails com temas personalizáveis
através do editor avançado que também
utiliza os testes e campanhas para
enviar mensagens pontuais fora da
sequência.

Acompanhe e faça a gestão de
todas as oportunidades do seu time
comercial de forma transparente em tempo real.

E não é só isso, acesse o botão abaixo e assista o vídeo completo.


Eu vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima.

Post a Comment

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

Postagem Anterior Próxima Postagem