Gestão de TI estratégica

Gerenciar a tecnologia da informação de uma empresa pode ser uma tarefa complicada. Em muitas empresas, a responsabilidade do líder de TI é simplesmente manter os serviços e sistemas funcionando e agir de uma forma que responda aos pedidos das áreas de negócio.

No entanto, essa prática tornou-se uma coisa do passado. À medida que o negócio se desenvolve, as funções (TI) mudam.

A TI não só fornece serviços, mas também precisa acompanhar as estratégias de negócios e promover a transformação por meio da tecnologia.

Mas como podemos fazer a TI ser uma excelente prestadora de serviços e, ao mesmo tempo, atuar como uma agente de mudanças?

A partir de agora, iremos contar-lhe 4 coisas que não podem faltar na gestão estratégica de TI.

Vamos começar?

Para garantir que a TI, esteja fazendo as coisas certas. É preciso ter processos padronizados, possibilitando que equipes de TI, clientes e usuários entendam tudo do processo e seu qual o seu papel dentro dele.

Outro aspecto muito importante é medir se os processos e projetos de TI, trouxeram o retorno esperado da organização. Portanto, é necessário definir um sistema de desempenho apoiado em indicadores que possam refletir o desempenho de TI.

A TI também precisa saber como definir o melhor projeto para o negócio. E escolha aquelas que podem lhe trazer mais resultados em menos tempo. A TI precisa participar da priorização dos projetos e ter um papel ativo na empresa.

Finalmente, é necessário garantir a consistência entre os domínios de TI e de negócios. A TI, deve atuar como um parceiro, desenvolvendo soluções que atendam às necessidades de negócio e que estejam de acordo com os objetivos estratégicos da organização.

O gerenciamento de TI vai além da tecnologia da informação. Exige entender outras práticas de gestão e o próprio negócio da empresa.

Escolha o melhor caminho para guiar o seu aprendizado: por meio de algumas técnicas, no curso de Gestão Estratégica Organizacional você conhecerá quais são as ações estratégicas que devem ser consideradas na hora do planejamento e como aplicá-las.

Dentre essas ações, você aprenderá também vários conceitos sobre gestão estratégica, planejamento estratégico, Balanced Scorecard - BSC e alinhamento estratégico.

Neste curso, além de teorias (super importantes para qualquer gestor estratégico), você verá alguns cases e ferramentas utilizadas na gestão estratégica organizacional. Ao final você verá com base em um case real como é feita uma consultoria de Planejamento Estratégico na prática.

Gestão de TI estratégica

Postagem Anterior Próxima Postagem